segunda-feira, 29 de julho de 2013

Apresentação do Site do Núcleo


Em 1997 no recém inaugurado Garden Hotel, em Campina Grande, um repórter me perguntou o que era a logoterapia. Insistindo, ele indagara se era uma nova seita ou uma Organização Não Governamental. Estávamos prestes a começar mais um evento científico e eu fazia parte da sua organização. Tentei responder que se tratava de uma abordagem psicológica que privilegiava a humanização da psiquiatria e das psicoterapias e que tinha como foco principal a busca pelo sentido da vida. Naquela noite, naquela mesma noite, recebemos a notícia da morte do fundador da logoterapia, o psiquiatra, neurologista e psicólogo Viktor Emil Frankl. A noite ficara especial. Renascia na Serra da Borborema um novo ardor acadêmico. Naquele minuto de silêncio refleti, confesso, sobre a grande responsabilidade do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da Universidade Estadual da Paraíba, fundada pelo incansável e dedicado professor Gutenberg Germano Barbosa.
A partir de então foram realizados vários congressos e encontros nordestinos e latino americanos, culminando com o VI Congresso Brasileiro de Logoterapia em 2012. As contribuições deste Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão são relevantes. Através do núcleo temos hoje a única formação em Logoterapia e Análise Existencial, em nível de graduação no Brasil. Várias cidades ainda hoje recebem formação deste núcleo: Maceió - Al, São Luiz - Ma, Quixadá – CE, e tantos outros recantos do nordeste do Brasil. Brevemente será lançado um livro contendo estudos teóricos e práticos sobre a logoterapia, a partir das experiências de estagiários da Clínica Escola de Psicologia da UEPB. Entretanto, ainda recebo perguntas do tipo: o que é a logoterapia? que abordagem é esta que fala do sentido do sofrimento?
Este site tenta apresentar atividades do núcleo, atualizar leitores, informar e formar estudiosos da Logoterapia e Análise Existencial, convidando a todos, de diversas áreas do conhecimento, a fazerem parte do pensamento do grande humanista do século XX, Viktor Emil Frankl.


Campina Grande, 29 de julho de 2013.
Prof. Dr. Gilvan de Melo Santos