quarta-feira, 9 de abril de 2014

AULA INAUGURAL - Grupo de Estudo: “Psicopatologias e Logoterapia”




        A psicopatologia corresponde a uma área da Psicologia de fundamental importância na atuação do Psicólogo. Conhecer os aspectos sintomatológicos de transtornos mentais, facilita o processo de planejamento de atendimento de um profissional da área de Psicologia. No entanto, a visão humanística-existencial deve ser contemplada, também no momento dignóstico, a fim de evitar o reducionismo a que tanto critica Frankl em seu conceito de Ontologia Dimensional.

        A proposta do grupo de estudo “Psicopatologias e Logoterapia” é aprofundar o conhecimento numa área que ainda é vista timidamente durante a graduação, permitindo aos alunos de psicologia maior compreensão psicopatológica e segurança no momento do diagnóstico, quando profissional. Além disso, pretende-se problematizar sobre o papel do psicólogo nesse momento e refletir como focar-se no sujeito, muito além de meramente um sintoma.

        A aula inaugural ocorrerá no próximo dia 16 de abril de 2014 na Sala de Vídeo 1 do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba com a discussão do filme "As duas faces de um crime", e será ministrado pela professora Lorena Bandeira.
     
       Aguardamos todos.