quinta-feira, 26 de março de 2015

110 anos do aniversário de Viktor Frankl


O Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia celebra hoje o aniversário de nascimento do fundador da Logoterapia e Análise Existencial. Seu legado é imensurável, não só na sua contribuição para a Psicologia, mas para a vida daqueles que tiveram contato com sua obra, sua filosofia de vida. A partir de um olhar humano, digno e humilde, Frankl direciona seu olhar ao homem a partir de sua responsabilidade diante de si e no mundo, discutindo sobre a ética do homem, a partir da tríade que compreende liberdade, vontade e sentido. 

Frankl desperta o olhar para a abertura do ser, a busca à transcendência, o direcionamento do sujeito a significar suas ações e sua vida, não vendo-a como um mero acidente sem significado. A vida em seu caráter de missão, a partir da perspectiva da unicidade e irrepetibilidade do ser, seja no trabalho, no amor, no sofrimento ou na morte.

Se, Frankl, tudo aquilo que emite luz deve suportar calor, que sejamos luz da Logoterapia, que sejamos dignos dessa missão iniciada por ti e que o calor dure sempre, mesmo que a luz vá se apagando aos poucos.

Gratidão diária! Obrigada por sua existência e por sua transcendência em nós...
Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB